REFRAÇÃO ADAPTADA

Obter medida exata do erro refracional (grau) é fundamental nos pacientes com baixa visão. Refração é a medida do erro refracional e acompanha a determinação da acuidade visual, ambos mais complexos em pacientes com visão diminuída, em especial os pacientes portadores de distrofias hereditárias da retina. Técnicas especiais de refração em baixa visão são necessárias para se obter a prescrição a ser usada com acurácia.

Uma refração cuidadosa resulta em melhor acuidade visual e garante que o uso dos óculos trará maior conforto e será mais efetivo. Uma série de detalhes são fundamentais para o resultado, entre eles a iluminação da sala, a iluminação dos optotipos, as tabelas a serem usadas, o intervalo de grau usado no teste, a escolha da lente melhor indicada.

Podem ser necessários: treinamento adequado de crianças; técnicas de medida objetiva da refração; técnicas para evitar paralaxe, comum nos graus mais elevados e que dificultam uso de óculos; neutralização do nistagmo; a adequação do tipo de lente de acordo com o teste de convergência; testar a visão no computador, avaliação diferenciada para idosos, pacientes neurológicos, deficientes auditivos,

Frequentemente é necessário substituir o refrator pela armação de prova para permitir posição de cabeça, sobretudo nos pacientes com fixação excêntrica e com nistagmo.

 

 

Por fim, autorefratores auxiliam a determinação do erro refracional e pode ser útil em todas as faixas etárias.

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE CONTRASTE