ÁCIDO DOCOSAHEXAENÓICO (DHA) é um ácido saudável, essencialmente graxo insaturado do tipo omega-3, vital para o desenvolvimento e manutenção da saúde, encontrado em alimentos (por exemplo, atum, salmão) e suplementos dietéticos. Tem função importante no funcionamento dos fotorreceptores.

ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS: Há muitos tipos diferentes desta gordura na dieta - alguns têm sido associados a efeitos positivos para a saúde (ver DHA, ácido docosahexaenóico) e outros têm sido associados a um risco de desenvolver doença cardiovascular e DMRI (veja gorduras trans).

ANTIOXIDANTES são suplementos nutricionais (como vitamina C ou E), medicamentos ou produtos naturais, capazes de proteger as células do dano induzido pela luz, stress ou processo metabólico (oxidação). Antioxidantes são também prevalentes nos alimentos como vegetais e frutas.

AREDS (Sigla que vem do inglês Age-Related Eye Disease Study, Estudo da Doença Ocular Relacionada à Idade). Foi um estudo clínico patrocinado pelo National Eye Institute que determinou que um regime de suplementação nutricional específico poderia lentificar a progressão da perda visual no segundo olho dos pacientes com DMRI neovascular avançada no primeiro olho. A suplementação testada no AREDS foi: antioxidantes (Vitamina C 500mg, Vitamina E 400UI, Beta-caroteno 15mg) e Minerais (Óxido de Zinco 80mg, Cobre 2mg).

BETACAROTENO é um pigmento nutricional e antioxidante que pode ser usado no ciclo visual. Ele é responsável pela cor laranja da cenoura e outras frutas e vegetais.

CAROTENÓIDES são pigmentos orgânicos tetraterpenóides que ocorrem naturalmente nos cloroplastos e cromoplastos das plantas e algumas outras algas, bactérias e fungos.

CÉLULAS TRONCO são células não especializadas auto-renováveis capazes de se transformar em qualquer tipo de célula mais especializada.

CHIP DE RETINA (também chamado retina artificial) é um chip de computador sensível à luz, que é implantado na retina com a finalidade de imitar a função de detecção de luz da célula fotorreceptora.

COBRE é um nutriente mineral nutricional essencial à vida de uma maneira geral.

DHA ver ÁCIDO DOCOSAHEXAENÓICO

DOCOSAHEXAENÓICO ver ÁCIDO DOCOSAHEXAENÓICO

EYLEA® (AFLIBERCEPT) é um medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA para o tratamento de DMRI exsudativa, edema macular diabético, edema macular das oclusões venosas da retina, e outras neovascularizações da coróide.

FAGOCITOSE é o mecanismo pelo qual as células engolfam materiais (por exemplo, bactérias, células mortas) que são eventualmente mortos, destruídos ou digeridos. Os discos dos segmentos externos das células fotorreceptoras são fagocitados todos os dias por células do EPR.

FATORES DE SOBREVIVÊNCIA / PROTEÍNAS ALVO veja Terapia neuroprotetora: são proteínas, ou drogas, que promovem a saúde e sobrevivência das células nervosas, incluindo fotorreceptores.

FDA Abreviação do inglês Food and Drug Administration, é o órgão governamental dos Estados Unidos da América responsável pelo controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano. Qualquer novo alimento, medicamento, suplemento alimentar, cosméticos e demais substâncias, sob a sua supervisão, deve ser minuciosamente testado e estudado antes de ter a sua comercialização aprovada.

IMPLANTE CORTICAL é um implante inserido no cérebro que interpreta os sinais visuais que vem da retina. A conexão deste implante a auxílios visuais, como óculos-câmeras, pode ser uma das maneiras de se devolver a visão aos cegos.

LUCENTIS® RANIBIZUMAB é um medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA em Junho de 2006 para o tratamento de DMRI exsudativa.

LUTEÍNA e ZEAXANTINA são pigmentos quimicamente relacionados ao beta-caroteno, abundantes em vegetais de folhas verdes e frutas e legumes amarelas e alaranjados. Estes são os únicos dois pigmentos alimentares conhecidos que depositam na mácula, onde acredita-se que sejam protetores contra danos de luz (luz azul).

MACUGEN® (PEGAPTANIB) foi o primeiro medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA para o tratamento de DMRI exsudativa.

OMEGA-3 é um tipo de ácido graxo importante para a função das células. Além disso, veja DHA.

PEGAPTANIB (MACUGEN®) foi o primeiro medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA para o tratamento de DMRI exsudativa.

PRÓTESE RETINIANA é o dispositivo implantável que estimula eletricamente a retina com informações que recebe a partir de um dispositivo secundário de detecção de luz (ou seja, óculos câmera).

PROVA DO PRINCÍPIO primeira evidência mensurável de que uma teoria ou terapia experimental funciona. Uma prova do princípio é uma confirmação científica de que uma terapia experimental ou uma ideia não comprovada anteriormente realmente funciona (por exemplo, uma droga produz um efeito terapêutico em um modelo(s) de origem animal). A prova de princípio proporciona a primeira evidência mensurável que uma terapia experimental pode também funcionar em humanos.

TERAPIA CELULAR é uma linha de pesquisa que usa transplante de células ou de células-tronco para tratar uma doença degenerativa da retina. A Terapia Celular tem o potencial para tratar todas as doenças degenerativas da retina, mesmo naquelas pessoas que perderam completamente todas as células fotorreceptoras e/ou RPE.

TERAPIA FOTODINÂMICA foi um dos primeiros tratamentos para a forma úmida da DMRI. Utiliza uma droga (Verteporfirina) e um laser "frio", para destruir novos vasos sanguíneos indesejados. Hoje é usado no tratamento de algumas formas de coriorretinopatia serosa central.

TERAPIA FOTODINÂMICA veja VISUDYNE®

TERAPIA GÊNICA (TG) um processo terapêutico que substitui ou desliga o gene "ruim" ou mutação causadora da doença e restaura algum nível de função da proteína normal.

TERAPIA NEUROPROTETORA (NP) é a modalidade de tratamento que entrega uma proteína ou um fármaco ao olho, que vão impedir a morte dos fotorreceptores e/ou células RPE, preservando assim a visão.

TERAPIA NUTRICIONAL e AMBIENTAL (NE é a sigla do inglês Environmental Therapy) é um suplemento nutricional ou mudança de hábito de vida que comprovadamente lentifica ou interrompe a perda visual de uma doença degenerativa da retina.

TERAPIA RIBOZIMA é uma forma de tratamento que reduz a quantidade do produto genético defeituoso para permitir que a proteína correta seja feita a partir do RNA correto, não mutado.

TERAPIA RNAI método de tratamento que destrói o RNA defeituoso para se livrar da proteína defeituosa causadora da doença.

TRANSPLANTE DE RETINA consiste na injeção de uma camada de células (composta de fotorreceptores e/ou células do EPR) para substituir as células mortas.

VEGF (sigla do inglês Vascular Endothelial Growing Factor - fator de crescimento vascular endotelial) é uma classe de proteínas que faz com que o crescimento de novos vasos sanguíneos (angiogênese) e mantém a permeabilidade natural inerente dos vasos. Estas são funções normais do organismo, mas se acontecem onde não devem (como na retina), podem provocar doenças, tais como DMRI.

VERTEPORFORIN® veja TERAPIA FOTODINÂMICA

VETOR é o “veículo” ou transportador para a entrega de genes ou de informação genética dentro da célula, utilizado na terapia genica.

VITAMINA A (PALMITATO DE VITAMINA A) ver também Betacaroteno, Rodopsina: A vitamina A é encontrada em certos produtos de origem animal e leite, frutas e legumes (e como um suplemento comercial), que é usado como parte de um tratamento nutricional de RP e DMRI. Entretanto ela pode ser prejudicial para algumas outras distrofias hereditárias da retina.

VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO) é um antioxidante encontrado em alimentos (certas frutas e vegetais) e em suplemento comercial. É usada como parte de um tratamento nutricional da AMD.

VITAMINA E é um antioxidante encontrado em certos óleos, nozes e outros alimentos (e como um suplemento comercial) que é também utilizado como parte de um tratamento nutricional da AMD.

ZEAXANTINA e LUTEÍNA ver LUTEÍNA e ZEAXANTINA

ZINCO é um mineral necessário para a nutrição e funcionamento adequado do corpo. O óxido de zinco (80 mg) é um componente de suplementação nutricional diária para o tratamento para prevenir a progressão da perda de visão na DMRI (resultados do ensaio clínico AREDS). O óxido de zinco também está sendo testado em uma nova formulação de suplemento nutricional para estudo clínico de AREDS II. Se você quer usar a suplementação nutricional, você deve seguir orientação médica para avaliar qual o suplemento mais adequado, avaliar os riscos de acordo com a sua situação de saúde, saber a monitoração necessária durante este tratamento, e o risco de interferir com medicamentos prescritos.